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Cadastros de Clientes

Para cadastrar CLIENTES, é importante ter todas as informações em mãos, tais como:

  • Nome/Razão Social
  • CPF/CNPJ
  • Inscrição Estadual
  • RG (pessoa física)
  • Endereço completo, incluindo CEP
  • Telefone
  • E-mail

Lembrando que essas informações servirão para emissão de Pedidos, Orçamentos, Fechamentos Mensais e na emissão dos Documentos Fiscais, é imprescindível que após finalizar o cadastro faça uma verificação completa e salve as informações.

 

Iniciando Cadastro

No menu sistema, em Cadastros Principais/Cliente, você terá acesso a tela para cadastrar Clientes.

Para cadastrar um novo Cliente, clique no ícone “+” no canto superior da tela.

 

Preencha o CPF ou CNPJ de acordo com o tipo de cliente a ser cadastrado.

 

Observação:

Caso este CPF ou CNPJ já esteja cadastrado como Cliente, Fornecedor, Vendedor ou Transportador, o sistema localizará as informações, e trará para a tela de trabalho para atualização de dados ou simplesmente para visualização e sequência da atividade.

O campo “Código”, será gerado automaticamente pelo sistema, porém, não ficará visível nessa etapa do processo.

 

Preencher os campos de acordo com o tipo de cliente (pessoa física ou jurídica), sendo que para:

– Pessoa física utilizamos os campos CPF, RG, Data de nascimento e Data de cadastro.

– Pessoa jurídica, utilizamos os campos CNPJ, Inscrição Estadual (se houver), e Data do cadastro.

Preencher campos da aba Dados da Identificação:

 

O campo “Utilizado como” indica se ele além de Cliente, pode ser também um Fornecedor, Transportadora ou Vendedor, e aparecerá somente para Cliente, Fornecedor, Transportadora ou Vendedor já cadastrados na base, conforme mostrado abaixo.

 

Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.

 

Na aba Endereço, alimentar os campos “CEP”, “Estado” e “Número” do imóvel. Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema.

Observação:

Caso tenha alguma informação incorreta (CEP ou Estado), os campos não serão preenchidos automaticamente.

Se houver informações complementares, inserir no campo “Complemento”.

 

Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.

 

Na aba Telefone, clicar no ícone “+” para inserir um número de telefone.

 

Selecione o tipo de contato: Residencial, Comercial, Celular ou Fax. Digite o “Telefone”, “Contato” e “Observações”, se houver.

 

Caso seja necessário inserir mais números de telefone, clique no ícone “+” e repita a operação acima.

Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.

 

Na aba Entregas, ao clicar o ícone “+”, poderá ser cadastrado um ou mais endereços.

Esse recurso será utilizado para cadastrar endereços de “Entregas”, “Cobranças”, “Coleta de Materiais”, em locais diferentes do endereço principal.

 

Observações:

Essa ação não altera o endereço principal já cadastrado.

Lembrar de alterar o endereço alternativo, quando necessário, ou seja, para efetuar uma venda para entrega em outro endereço.

Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.

 

Na aba Informações para DF-e, serão inseridas as informações fiscais desse processo para elaboração e emissão do DF-e.

 

Escolher a indicação de “Inscrição Estadual”.

 

O campo “Tipo de Venda”, deverá ser preenchido caso o seu cliente tenha alguma particularidade na classificação de sua operação. Neste caso você deverá cadastrá-la no menu do sistema, em:

Cadastros Principais/Parâmetros de Vendas/Tipos de Vendas, e depois seleciona-la aqui.

Isso irá facilitar na emissão dos documentos fiscais. Usando este recurso, o sistema irá identificar que o cliente possui uma classificação específica e irá assumi-la no momento da emissão dos documentos fiscais.

Conforme mostrado abaixo, clicando na “Lupa” de pesquisa, você poderá informar o Tipo de Venda.

Deixando vazio, o sistema irá considerar o padrão geral definido para o documento.

 

Caso já esteja definido como sendo “Consumidor Final”, deixar flegado a caixa de seleção, conforme abaixo:

 

Indicar o endereço de e-mail para envio do DF-e, que será enviado automaticamente pelo sistema.

 

Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.

 

Para consulta ou alteração no cadastro de Clientes que já estão na base de dados do sistema, o usuário poderá fazer pesquisa por alguns dos seguintes campos: “Código”, “Nome”, “CPF”, “CNPJ”, “Estado”, “Município” e Pode Ser Utilizado Como”.

 

 

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