Cadastros de Clientes
Para cadastrar CLIENTES, é importante ter todas as informações em mãos, tais como:
- Nome/Razão Social
- CPF/CNPJ
- Inscrição Estadual
- RG (pessoa física)
- Endereço completo, incluindo CEP
- Telefone
Lembrando que essas informações servirão para emissão de Pedidos, Orçamentos, Fechamentos Mensais e na emissão dos Documentos Fiscais, é imprescindível que após finalizar o cadastro faça uma verificação completa e salve as informações.
Iniciando Cadastro
No menu sistema, em Cadastros Principais/Cliente, você terá acesso a tela para cadastrar Clientes.
Para cadastrar um novo Cliente, clique no ícone “+” no canto superior da tela.
Preencha o CPF ou CNPJ de acordo com o tipo de cliente a ser cadastrado.
Observação:
Caso este CPF ou CNPJ já esteja cadastrado como Cliente, Fornecedor, Vendedor ou Transportador, o sistema localizará as informações, e trará para a tela de trabalho para atualização de dados ou simplesmente para visualização e sequência da atividade.
O campo “Código”, será gerado automaticamente pelo sistema, porém, não ficará visível nessa etapa do processo.
Preencher os campos de acordo com o tipo de cliente (pessoa física ou jurídica), sendo que para:
– Pessoa física utilizamos os campos CPF, RG, Data de nascimento e Data de cadastro.
– Pessoa jurídica, utilizamos os campos CNPJ, Inscrição Estadual (se houver), e Data do cadastro.
Preencher campos da aba Dados da Identificação:
O campo “Utilizado como” indica se ele além de Cliente, pode ser também um Fornecedor, Transportadora ou Vendedor, e aparecerá somente para Cliente, Fornecedor, Transportadora ou Vendedor já cadastrados na base, conforme mostrado abaixo.
Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.
Na aba Endereço, alimentar os campos “CEP”, “Estado” e “Número” do imóvel. Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema.
Observação:
Caso tenha alguma informação incorreta (CEP ou Estado), os campos não serão preenchidos automaticamente.
Se houver informações complementares, inserir no campo “Complemento”.
Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.
Na aba Telefone, clicar no ícone “+” para inserir um número de telefone.
Selecione o tipo de contato: Residencial, Comercial, Celular ou Fax. Digite o “Telefone”, “Contato” e “Observações”, se houver.
Caso seja necessário inserir mais números de telefone, clique no ícone “+” e repita a operação acima.
Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.
Na aba Entregas, ao clicar o ícone “+”, poderá ser cadastrado um ou mais endereços.
Esse recurso será utilizado para cadastrar endereços de “Entregas”, “Cobranças”, “Coleta de Materiais”, em locais diferentes do endereço principal.
Observações:
Essa ação não altera o endereço principal já cadastrado.
Lembrar de alterar o endereço alternativo, quando necessário, ou seja, para efetuar uma venda para entrega em outro endereço.
Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.
Na aba Informações para DF-e, serão inseridas as informações fiscais desse processo para elaboração e emissão do DF-e.
Escolher a indicação de “Inscrição Estadual”.
O campo “Tipo de Venda”, deverá ser preenchido caso o seu cliente tenha alguma particularidade na classificação de sua operação. Neste caso você deverá cadastrá-la no menu do sistema, em:
Cadastros Principais/Parâmetros de Vendas/Tipos de Vendas, e depois seleciona-la aqui.
Isso irá facilitar na emissão dos documentos fiscais. Usando este recurso, o sistema irá identificar que o cliente possui uma classificação específica e irá assumi-la no momento da emissão dos documentos fiscais.
Conforme mostrado abaixo, clicando na “Lupa” de pesquisa, você poderá informar o Tipo de Venda.
Deixando vazio, o sistema irá considerar o padrão geral definido para o documento.
Caso já esteja definido como sendo “Consumidor Final”, deixar flegado a caixa de seleção, conforme abaixo:
Indicar o endereço de e-mail para envio do DF-e, que será enviado automaticamente pelo sistema.
Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.
Para consulta ou alteração no cadastro de Clientes que já estão na base de dados do sistema, o usuário poderá fazer pesquisa por alguns dos seguintes campos: “Código”, “Nome”, “CPF”, “CNPJ”, “Estado”, “Município” e Pode Ser Utilizado Como”.