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Cadastros de Produtos

Para o cadastro de Produtos, é importante ter as seguintes informações em mãos:

  • Fornecedor do produto;
  • Nome detalhado do produto;
  • Código do fabricante;
  • Código IBPT (NCN);
  • Unidade de medida;
  • Valor do produto;
  • Valor dos impostos quando aplicável.

Lembrando que essas informações servirão para emissão de Pedidos, Orçamentos, Fechamentos Mensais, Controle de Estoque, Relatórios de Compra e Venda, emissão de Documentos Fiscais (NF-e, NFC-e e outros), e Balanço Financeiro.

Após finalizar o cadastro faça uma verificação completa e salve as informações.

Iniciando Cadastro:

Cadastrar um Produto novo.

No menu do sistema em Cadastros Principais/Produto, clicar no sinal de “+” no canto superior direito da tela.

Na tela Produto, aba Identificação, preencha todos os campos, lembrando que os campos sinalizados com o sinal de “*”, são campos obrigatórios. O sistema não permitirá que salve o produto sem que esses campos estejam preenchidos.

Outro ponto importante é que o campo “Código”, será gerado automaticamente pelo sistema, porém não ficará visível nessa etapa do processo.

Observação:  a marcação “Ativo” deverá estar selecionada para manter o produto na base de dados do sistema. Caso o Produto não esteja temporariamente sendo comercializado ou fabricado, pode-se desmarcar, sendo que ele ficará oculto na base e na listagem de Produtos.

O campo “Estoque Mínimo”, deverá ser preenchido de acordo com a política de controle de estoque definido pela empresa. Caso não faça controle, não informar nenhum valor no campo.

Na aba Identificação, campo “Descrição”, preencher de forma a facilitar a identificação do Produto, pois essas informações serão visualizadas nos Documentos Fiscais (NF-e, NFC-e e outros), em relatórios diversos, Pedidos de Compra, Orçamentos, Balanços Financeiros, Relatórios de Estoque, Relatórios de Compra e Venda.

Na aba Identificação, campo “Código do Fabricante”, informar o mesmo código da nota fiscal de compra do produto. Deverá ser descrito da mesma forma, ou seja, considerar pontos, traços, barras, números e letras.

Na aba Identificação, campo “EAN”, informar o código de barras do produto, geralmente impresso no produto ou embalagem.

Com o auxílio de um leitor de código de barras é possível escanear esse código que será automaticamente preenchido nesse campo. Caso não possua um leitor, digitar manualmente, onde deve-se observar a correta inserção dos números.

Na aba Identificação, campo “Unid. Medida”, informar a unidade de medida usada no produto, que pode ser descrita de diversas formas.

Exemplo: unidade, dúzia, milheiro, peça, metro, litros, quilos, entre outras.

Na aba Identificação, campos “Grupo” e “Sub-Grupo”, pode-se criar grupos e subgrupos para produtos com as mesmas características ou que formam conjuntos. Isso facilitará nas buscas, relatórios, pedidos de compra, e demais pesquisas.

Conferir e salvar as informações dessa etapa do cadastro no canto superior direito da tela.

Na aba Preços, campo “Valor de Compra”, informar o último preço pago por esse produto que está na Nota Fiscal de compra, lembrando de observar a existência de impostos diversos para esse produto.

Na aba Preços/Preço Praticado, você poderá cadastrar e simular seus preços de venda de acordo com a política usada pela empresa.

No lado direito da tela ao clicar o ícone “Simular Cálculos de Preços”, o sistema disponibilizará uma tela onde você poderá informar os percentuais com suas respectivas margens para formação de preço do produto.

Preenchendo os campos da “Simulação de cálculo do Preço: A Vista”, será obtido o Markup calculado, que servirá de base para a composição do preço final de venda desse produto, seguindo a política de preços da empresa.

Os campos “Preço de compra”, “Markup calculado” e “Valor calculado” aparecerão automaticamente nessa tela.

Observações Importantes:

Alterações do “Valor de Compra” nesta tela, alteram apenas os valores do “Preço Simulação”.

O “Preço Atual” para as vendas deve ser alterado manualmente.

O “Preço Atual” para as vendas apenas será atualizado se você informar que deseja “Atualizar Preço ao Registrar Compras”. Para recalcular, o sistema irá levar em conta o “%” de ajuste calculado em relação ao “Preço Atual” e o “Valor de Compra”.

Se alterar o Valor de Compra, e não atualizar o Preço Atual, o “%” de ajuste será recalculado.

Os valores de Simulação permitem que você calcule o “Markup” e a “Margem para Cálculo dos Preços na Simulação”.

 

Preços de Promoção:

Na aba Preços/Preços de Promoção, você poderá inserir um preço promocional para seu produto por um determinado tempo.

Para ativar o campo “Preços de Promoção”, clique no ícone “+” no lado direito da tela, e preencha os campos “Nome”, “Data de Início”, “Data de Término” e “Valor”..

Conferir as informações e salvar essa etapa do cadastro no canto superior direito da tela

 

Configurações de Vendas:

Na aba Configurações de Vendas, você informará a classificação fiscal de vendas para esse produto.

Seu contador deverá ser consultado para preenchimento correto das informações, pois essas informações serão carregadas na emissão dos Documentos Fiscais (NF-e, NFC-e e outros).

Na aba Configurações de Vendas/Informações Fiscais, no campo “IBPT (NCM)”, informar NCM do produto.

Na aba Configurações de Vendas/Informações Fiscais, no campo “CEST”, informe a CEST correta do produto.

Na aba Configurações de Vendas/Informações Fiscais, no campo “Origem da Mercadoria”, informar a origem correta do produto.

Na aba Configurações de Vendas/Informações Fiscais, campo “Configuração Fiscal de Venda”, deverá ser preenchido caso o seu produto tenha alguma particularidade na classificação de sua operação de venda.

Neste caso você deverá cadastrá-la no menu do sistema em, Cadastros Principais/Parâmetros de Vendas/Tipos de Vendas.

Em Tipos de Vendas, clicar no sinal de “+” no canto superior direito da tela para cadastrar a Classificação Fiscal de Venda.

Na tela Tipos de Venda, em Identificação, preencher campos “Código” e “Tipo de Venda”, conforme orientação do contador.

Salvar a classificação e depois voltar a aba Configurações de Vendas/Informações Fiscais, campo “Configuração Fiscal de Venda”. Clicar na “Lupa” à direita do campo “Configuração Fiscal de Venda”, selecionar a classificação desejada.

O sistema irá identificar que ele possui uma classificação específica e irá assumir no momento da emissão dos Documentos Fiscais.

 

Relação de Fornecedores:

Na aba Relação de Fornecedores, ao clicar no sinal de “+”, você poderá relacionar Fornecedores ao Produto.

Para localizar um fornecedor, basta clicar no ícone “Lupa” ou insira o código no campo “Fornecedor”. Selecionar fornecedor desejado.

Observação: para cadastrar novo Fornecedor, ir ao menu do sistema, em Cadastros Principais/Fornecedor

 

Nos campos “Taxa Conversão para Unidade” e “Observação da Taxa de Conversão”, serão utilizados para itens comprados em uma unidade de medida e vendidos em outra unidade de medida.

Exemplo: O “Produto A” vem do meu fornecedor em “Caixa” com 24 “Unidades”, mas eu o vendo o por “Unidade”.

Para que meu estoque fique correto, quando chegar 1 “Caixa” do “Produto A”, deve-se dar entrada 24 “Unidades”, no estoque. Logo a taxa de conversão será 24.

O sistema irá multiplicar a quantidade da Nota Fiscal de Compra pela taxa de conversão cadastrada.

Conferir e salvar todas as informações.

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